domingo, 9 de agosto de 2009

Rio contra a gripe A

Confira informações sobre a influenza A (H1N1) para a área de ensino

O aumento no número de casos de Influenza A (H1N1), o registro da primeira morte causada pelo vírus no país e as notícias de escolas, cursos e faculdades que interromperam suas aulas após alunos e professores terem sido contaminados trouxeram preocupação tanto para pais quanto para instituições de ensino. Tanto o Ministério da Saúde quanto as Secretarias de Saúde estaduais e municipais do Rio de Janeiro têm afirmado e reafirmado que não há motivos para pânico. Mas para manter a tranquilidade é fundamental que os educadores entendam melhor a doença e os procedimentos adotados em casos suspeitos e confirmados.
Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional. Todas as estratégias que o MS deveria adotar numa situação como esta já foram tomadas.A nova gripe é semelhante à gripe comum, embora sejam causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.
Orientação às escolas
Todas as providências, diante de um caso suspeito ou confirmado no estabelecimento de ensino, devem ser feitas em conjunto com as autoridades sanitárias locais, e as decisões relacionadas a alterações da rotina do estabelecimento devem ser compartilhadas com estas autoridades.
As escolas devem manter uma rotina de alerta para os possíveis casos de gripe.Caso algum aluno apresente quadro de febre, tosse, dor de garganta, a escola deve avisar aos responsáveis para que levem a criança ao médico. Como em qualquer gripe, o ideal é que a pessoa se mantenha no domicílio para se tratar e evitar a disseminação da doença para outras pessoas. Se houver mais de três casos de alunos com gripe na mesma sala, a escola deve se comunicar com a Vigilância Epidemiológica municipal, para que se faça a investigação e se afaste a possibilidade de um surto.É importante que o estabelecimento promova a adesão às praticas de higiene que contribuem para a prevenção e controle da circulação de vírus:
• Manter as salas de aulas ventiladas, com janelas abertas, evitando o uso do ar- condicionado
• Evitar eventos em ambientes fechados em que haja aglomeração
• Instruir alunos, corpo docente e demais funcionários para que:
Não compartilhem copos, talheres, cigarros e objetos de uso pessoal.
Não compartilhem alimentos.Evitem contatos que permitam a troca de secreções, como beijo, abraço, aperto de mão.
Lavem a mão sempre que tiverem contato com superfícies que podem estar contaminadas (mesa de estudo, maçanetas) evitando contato com a boca, nariz ou olhos.
Evitem colocar objetos de uso compartilhado na boca, não mastigando, por exemplo, lápis ou borracha.
Jogar o lenço no lixo, imediatamente após usar.
Cobrir a boca quando tossir ou espirrar, mesmo que seja com a dobra do cotovelo, se não tiver lenço de papel.
Informações atualizadasPara se manterem informados e acompanharem as últimas notícias sobre a Influenza A (H1N1), os colégios podem aderir ao Twitter do Rio Contra a Gripe A e sugerir que alunos e responsáveis façam o mesmo. O endereço é: www.twitter.com/riocontragripea.