sábado, 3 de abril de 2010




"Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar"
Habacuque 2:14

O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.


Sugestões de Atividades

Construção de um livro de Receitas com culinária indígena .
Músicas sobres os índios.
Registros através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Pesquisas.
Conversas sobre o tema.
Confecção de cocar e chocalho.
Pintura no rosto.
Desenhos para colorir.

Jogos e Brincadeiras

Curumim vai pra Oca!
Material: Arcos (bambolês)
Jogando:
Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
Como devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor "Curumim vai pra Oca!"
Devem entrar no arco.
Dica: Esta brincadeira é baseada na brincadeira COELHINHO SAI DA TOCA.

Outras sugestões:

  • Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados
  • Exposição de fotos e do livro de culinária indígena.


Algumas atividades da Internet






"Um país se faz com homens e livros"

(Monteiro Lobato)

Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro. Eu ADORO ler e ouvir histórias. E, por gostar tanto desse meu amigo, é que eu fico ainda mais feliz no mês de abril. Sabe por quê? Nesse mês, o livro infantil é homenageado em duas datas: nos dias 02 e 18.

No dia 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. E não é à toa não: esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.

Em 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, também como uma homenagem a um grande escritor de livros para crianças, só que brasileiro: Monteiro Lobato.


Depois das histórias de Monteiro Lobato, os livros infantis e as crianças nunca mais foram os mesmos, e a criançada ficou mais alegre e criativa. Ele foi o criador da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e um escritor que se preocupou de verdade com as histórias infantis, sendo o primeiro a perceber que nós, as crianças, somos muito espertas e gostamos de histórias divertidas e inteligentes.


O que é um livro infantil?

Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada dentro dele.
Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia - tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.
A professora disse que as histórias infantis começaram a existir antes de aparecer o livro, quando eram os pais que as contavam para os filhos: eram as lendas, as fábulas, as cantigas, etc. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais...

Então, pessoal, eu já estou indo porque, de tanto falar em livro, me deu uma vontade gigante de terminar a história que eu estou lendo. E você, vai ficar aí parado? Clique aqui e imprima os meus marcadores de livro para não se perder na leitura. Depois corra até a biblioteca mais próxima e escolha qual será a nave, quer dizer, o livro em que você vai viajar. Mas se você prefere clicar no mouse, ao invés de lamber os dedos para viajar pelas páginas de um livro então clique aqui e leia o livro "O Menino Maluquinho" on-line. Boa leitura!!