terça-feira, 14 de setembro de 2010


O conhecimento científico e a prática:
a ciência precisa provar da prática e
aprender com ela!


"Saber significa experimentar. Experimentar significa viver
novas experiências a cada dia.
A aquisição de informação é quase que inevitável.
O simples fato de estarmos vivos já nos permite passar
por experiências que de certa forma vão
compondo os nossos saberes."


"Muitas são as experiências pelas quais passamos ao longo de anos de vida. Algumas vezes nos deparamos com problemas pelos quais já passamos, e o fato de tê-los vivido anteriormente nos ajuda na elaboração de soluções mais apropriadas para encará-los novamente. O fato é que por algumas vezes nos cegamos alicerçados pela tal “experiência” e nos fechamos a novas opiniões, novas sugestões, novos conhecimentos."

"O conhecimento também é algo que também adquirimos, mas advém de outra fonte, não da experiência vivida, saboreada. O conhecimento vem dos livros, vem dos debates, vem das discussões, vem das observações. O conhecimento nos permite entender certos fenômenos sem que eles sejam “saboreados”. Então podemos conhecer o gosto de uma maçã mesmo sem nunca ter comido uma. Mas nunca saberemos de verdade o gosto dessa fruta se não a saborearmos. Para conhecermos sobre o gosto de uma fruta que nunca comemos basta perguntar a alguém que já a comeu e teremos uma descrição do seu sabor. Para sabermos qual o gosto dela, devemos comê-la."

A prática na Ciência permite que o conhecimento saia dos livros e seja experimentado. O aprendizado acontece, assim, de forma significativa.

Nos dias 02 e 03 de setembro a nossa escola promoveu a Feira de Ciências e Tecnologia, que apresentou projetos dos alunos dos Ensinos Fundamental e Normal ligados a diferentes temas da área das Ciências Naturais. Foram abordados assuntos ligados à Sustentabilidade, Ecossistemas, Biodiversidade, Astronomia, Saúde da Mulher, Inclusão, Bullyng, Jogos, 3 Rs e muito mais. Todas as disciplinas se envolveram neste projeto.

EXPERIMENTOS


SALA - BIODIVERSIDADE - Vídeos e dinâmicas


SALA - MATEMATICANDO


SALA - ASTRONOMIA - VÍDEOS



MURAIS - INTERDISCIPLINARIDADE


SALA - SAÚDE DA MULHER
Projeto Aprender
AGENDA 21 - Projeto de Intervenção


SALA - JOGOS PEDAGÓGICOS
Lixo que vira brinquedo


SALA - JOGOS - XADREZ



SALA - ECOSSISTEMAS



RECREAÇÃO - GRUPO ELO 21
AGENDA 21


OFICINA - RECICLAGEM DO PAPEL
Agenda 21




SALA - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PROJETO LEITURA






TEATRO



PALESTRAS

"Brincadeira é coisa séria"
"Sexualidade"


E muito mais: brincadeiras, atividades físicas, música, pintura, desenho e muita alegria


“A alegria de toda a comunidade escolar, o dinamismo e a vontade de inovar sempre nos motiva a continuar realizando este projeto."

Parabéns a todos por mais este trabalho!