sexta-feira, 26 de março de 2010

Máscara


Sugestão de Aula de Páscoa

Tema: Chocolate e a Páscoa Ovos  de chocolate

Público-alvo: Crianças em fase de Educação Infantil, ainda não alfabetizadas.

Objetivo: Dar oportunidade às crianças de pensar e elaborar suas idéias e hipóteses acerca do material escrito pela interação com o objeto na relação com o outro.

Procedimento:
Iniciar as atividades em roda, organizando o trabalho do dia. Em um segundo momento discutir os assuntos de interesse do grupo e os propostos pela professora. Entregar ao grupo uma sacola contendo um bilhete e alguns pedaços de chocolate.

Ao abrir as crianças descobrirão pelo cheiro e pela cor que há ali três pedaços de chocolate. Agora o desafio lançado será descobrir o que está escrito no papel.

Será um bilhete do Coelhinho da Páscoa?


A professora, como alguém que interfere intencionalmente nos processos vividos pelas crianças buscando o avançar na construção de novos conhecimentos, neste momento, deve interferir problematizando e provocando um diálogo:

Corno você sabe que é um bilhete? E o que está escrito?


OBS: As crianças ainda não alfabetizadas já realizam pseudo-leituras e fazem interpretações de textos escritos que podem estar baseados em indícios, informações e conhecimentos construídos anteriormente.
"

(...) As crianças aprendem facilmenle sobre linguagem falada, quando estão envolvidas em sua utilização, quando esta lhe faz sentido e da mesma forma, tentam compreender a linguagem escrita se estiverem envolvidas em situações onde esta lhe faz sentido e onde podem gerar e testar hipóteses ” (Smith, Compreendendo a leitura, 1989, 237).


Este diálogo entre a professora e alguns alunos contribuiu também para que outras crianças que estão ouvindo possam avançar e se apropriar de novos conhecimentos (pseudo-leitura e escrita) que socialmente são construidos, pois, na medida em que participam como ouvintes também estão interagindo com as suas hipóteses e as hipóteses dos seus colegas.


Ao final, é necessário que a professora faça a leitura do bilhete comprovando a leitura feita anteriormente por alguns alunos.

Mas aí surgirá uma nova questão: Como fazer ovos de chocolate?


A professora deve afirmar que não sabe fazer e também não tem a receita. Propondo um trabalho de formulação de hipóteses. Certamente surgirão dos alunos algumas idéias como: picar o chocolate, colocar o chocolate na panela, colocar água e açúcar. Pedir a receita a uma outra turma que já fez ovos de páscoa é uma boa opção pois proporcionará um trabalho de interação entre os alunos, possibilitando discussões sobre leitura, escrita, interpretação e construção de texto.

Receita do Ovo de Páscoa- Relatório escrito por crianças:

Ingredientes: panela,colher, forma de ovo de páscoa, chocolate, tabuleiro, água fervida, fogo.

Modo de Fazer:

Primeiro a gente pega a colher e o chocolate e pica o chocolate com a colher no tabuleiro. Coloca o chocolate picado em banho-maria para derreter. Coloca o chocolate mole na forma e bate devagarinho no chão. Coloca a forma no congelador para ficar duro. Coloca a fôrma no tabuleiro, de cabeça para baixo e dá umas batidinhas para o ovo sair da forminha. Pega uma metade, junta com a outra, aperta muito e põe em outro tabuleiro dos prontos para suar e embrulhar.

Culminância: Todas as crianças devem receber o ovinho de páscoa feito com a participação de todos e decorado também por eles com um lindo papel e laço colorido.

Através desse trabalho, os alunos poderão vivenciar a realidade da confecção dos ovos de páscoa e conscientes ou não se indagarão: "O coelhinho da páscoa existe? É ele quem faz todos os ovinhos que ganhamos no Domingo de Páscoa?"
Não cabe ao adulto quebrar o encanto da fantasia, que para a criança é fundamental, mas sim propiciar oportunidades onde cada criança, em seu momento, descubra o que é fantasia e a diferencie da realidade. Tudo o que pode ser experimentado e vivenciado é mais duradouro.

Dica de Leitura

O Coelhinho que não era de Páscoa - De Ruth Rocha, Editora Ática.

O  coelhinho que não era de PáscoaVocê já deve ter ouvido esta pergunta; “O que você vai ser quando crescer?”. Muita gente, às vezes nos pressiona para sermos o que não queremos ser. É o que acontece com Vivinho, um coelhinho que quer seguir seu próprio caminho. Ao contrário dos três irmãos e de todas as gerações anteriores da família, ele não quer ser um coelhinho de páscoa. O pai se decepciona, a mãe desmaia, os irmãos fazem troça, mas Vivinho não se abate. Com uns amiguinhos muito especiais, ele aprende uma profissão que pode até salvar a páscoa da família. Como será que os pais de Vivinho vão aceitar esta nova profissão numa família tão tradicional?

"O texto literário, como obra de arte, exerce grande influência no desenvolvimento da humanidade, pois tratando da universalidade dos conflitos e sentimentos inerentes ao crescimento pessoal e compreensão do mundo, desempenha um papel libertador e transformador. Ouvindo histórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades."

Quadrinhos de Mosaico

MosaicoA Páscoa pode render excelentes trabalhos manuais os quais os alunos amam realizar. A sugestão a seguir consiste na confecção de quadrinhos feitos de sucata com efeito de mosaico. O mosaico consiste em peças recortadas, que coladas próximas uma das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.



"Páscoa é ressurreição... E ressurreição é: Passagem, mudança, renascer...
Passar é sair do lugar, da rotina... Mudar é transformar...
Trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo de ser e de viver..."


Material Sugerido:
  • bandejas de isopor
  • papeis coloridos diversos
  • desenhos vazados sobre o tema
  • paetês ou lantejolas
  • canetinhas hidrocor
  • cola
  • cordas para pendurar