sábado, 25 de setembro de 2010

Álbum de figurinhas do livro favorito.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Trabalhar o gênero textual álbum;
2. Ampliar o gosto pela leitura;
3. Aumentar a freqüência do uso da Biblioteca;
4. Estabelecer relação entre texto e imagem;
5. Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas idéias;
6. Trabalhar a habilidade de revisar o próprio texto.
7. Compreender a disposição espacial dos textos no papel

Duração das atividades
De 8 a 10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Aula indicada para crianças no final do processo de alfabetização. (Aproximadamente no 3ºano escolar ou 2ªsérie.)
2. Hábito das crianças de frequentar a biblioteca.
3. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
4. Que utilizem à escrita alfabética;
5. A Criança precisa ser capaz de reconhecer informações básicas que compõe a estrutura de apresentação do livro: autor, ilustrador, ano de publicação, número da edição, editora, etc. *
• Dica: Observar a aula: “Conhecendo autor e ilustrador”, também feita por mim e apresentada neste Portal do MEC. (Nesta aula a proposta é ajudar a reforçar o reconhecimento de algumas informações importantes do livro, indicada pra trabalhar a localização de informações como autor, ilustrador, título do livro, editora, etc.
* Caso professor, você opte por usar o computador para digitar os textos que as crianças produzirem sobre o livro, é necessário que as crianças tenham conhecimentos mínimos prévios de uso de programas de edição de texto (por exemplo, Word ou Open Office)

Estratégias e recursos da aula

Caro (a) professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho.

• INTRODUZINDO ÁLBUNS DE FIGURINHAS NA ROTINA DA SALA:

1. Apresentando as crianças modelos diferentes de álbuns de figurinhas (que você pode solicitar aos alunos que tragam de casa), discuta com elas a finalidade de um álbum.
2. Converse com as crianças, pergunte se elas gostam de ler/brincar com álbuns de figurinhas, se quem compra (quando compra) são elas mesmas ou os pais;

• ESCOLHENDO E RESUMINDO O LIVRO FAVORITO:

1. Durante as visitas à biblioteca, discuta com as crianças coletivamente sobre suas preferências de leitura;
2. Uma boa estratégia é problematizar com as crianças oralmente, qual o livro favorito de cada uma, pedindo a elas que justifiquem sua escolha;

*Sugestão: Com meus alunos trabalhei esta “Ficha de Livro”, com as crianças com maior dificuldade para que tivessem uma orientação para iniciar o texto que fariam a respeito do livro favorito. Com a ficha, ficou mais fácil para as crianças, compreender as informações principais que elas precisariam escrever.


Peça às crianças que façam um texto, contando aspectos principais de seu livro favorito em poucas linhas, sem roteiro predeterminado, lembrando-os de não registrar o final da história em seu texto, para que o possível leitor, que não conhecer o livro, fique curioso para ler o livro sugerido pelo aluno.
É Importante explicar que o objetivo deste texto produzido pelo aluno, é aumentar a curiosidade do leitor do Álbum de figurinhas, então oriente as crianças a criar frases para deixar o texto atrativo, são exemplos interessantes: “Quer saber o final da história? Leia o livro...”, “Ficou curioso? Leia o livro...”, etc.
Sugestão para o formato do texto a ser colocado no Álbum, com espaço para colar a figurinha: (Se você usar fonte 16 Times New Roman, caberá em metade de uma folha A4, o que facilitará para confecção do Álbum de Figurinhas.).


Corrigir individualmente com a criança seu resumo, pedindo a ele que explique seu texto de forma a enriquecê-lo; Durante esta correção fique atento, pois você terá vários elementos para avaliar durante a correção do texto, como questões ortográficas, aspectos da organização das idéias, na estruturação dos parágrafos, se o texto atende ao objetivo proposto, habilidade de usar letra maiúscula e sinais de pontuação, disponibilidade de revisar o próprio texto.

*Caso você tenha interesse de trabalhar com o computador:
4. Se a escola possuir laboratório de informática, a criança pode digitar seu resumo, será também é uma boa oportunidade para a criança trabalhar com o computador, digitar e reler seu próprio texto.
Se as crianças não tiverem a habilidade de digitar ou o grupo for heterogêneo para esta habilidade, a dica é que você auxilie-as para realizar a tarefa em duplas (se possível um com maior habilidade de digitar e outro que não saiba). É uma oportunidade também de trabalhar, conhecer ou reforçar o uso do computador para que a criança digitalize seu próprio texto.

• FIGURINHAS - CONFECÇÃO E CÓPIAS:

1. Depois de definido o texto de cada um, e o resumo digitado e revisado, chegou à hora de confeccionar as figurinhas. E interessante se cada criança fizer três versões próprias da capa do livro favorito, assim ela pode escolher a melhor para fazer parte do Álbum. (Este molde está do mesmo tamanho que o apresentado no resumo).

2. Agora que a melhor figurinha foi escolhida, você precisará fazer cópias (se possível coloridas), das figurinhas que foram confeccionadas pelas crianças.
Professor fique atento para que o número de cópias seja igual ao número de crianças!

• CONSTRUINDO O ÁLBUM DE FIGURINHAS:

1. Tendo em mãos outros álbuns de figurinhas (que você pode solicitar às crianças que os tenham para trazer para a escola), organizar-las coletivamente, para analisar os elementos que precisam estar presentes no álbum como: Capa, título, autor (es), editora (pode ser sugerido que criem uma fictícia ou utilizem o nome da escola), índice, se vocês decidirem, pode também ser incluída uma dedicatória, etc.
Professor, ajude sua turma a construir então um projeto, que seja combinado com os alunos, do que será o Álbum de Figurinhas.

2. Agora é hora de construir realmente o Álbum, dividindo a turma em grupos, com tarefas determinadas, um grupo irá confeccionar a capa, o outro o índice, outro organizará os resumos (por ordem do título do livro, do autor do livrou ou pela ordem alfabética do nome dos alunos). Se houver, outro grupo com o agradecimento.

3. Construída a versão final do Álbum, é hora de providenciar uma cópia do Álbum para cada aluno e entregar as cópias das figurinhas correspondentes ao desenho de cada um.
Consciente que fica um pouco caro, mas se for possível para a escola, ficaria muito interessante e bonito se fosse uma cópia colorida não só das figurinhas, como também do Álbum para os alunos.

• REGRAS PARA COMPLETAR O ÁLBUM DE FIGURINHAS:
Estas foram às regras que construí junto com meus alunos, mas você pode ampliá-las se julgar necessário...

1. A criança que fez a figurinha ficará com as cópias dela, correspondentes ao número de alunos na sala.

2. Para completar o Álbum, a criança deverá ler todos os livros do Álbum, não vale ler só o que o colega escreveu para o Álbum, ela precisará buscar e ler o livro na biblioteca!

3. Explicar a todos que cada criança, só poderá entregar uma cópia da figurinha ao colega que conseguir responder algumas perguntas sobre o livro favorito do outro, por exemplo: O que mais gostou no livro? O que achou do personagem principal? Ou outras perguntas que os alunos acharem interessantes.

Recursos Complementares

1. Biblioteca (da sala de aula ou da escola). O ideal é que as crianças possam escolher os livros livremente, mas cabe a (o) professor (a) fazer uma seleção prévia de livros adequados ao ano escolar/idade que a criança se encontra;


2. Caso a escola possua laboratório de informática, será interessante usar um programa de edição de texto (como Word ou Open Office). É importante que o professor neste caso, tenha um conhecimento prévio do uso desta ferramenta e que minimamente seus alunos saibam utilizá-la;


3. Impressão das figurinhas ( se possível coloridas) e também do Álbum de Figurinhas em número igual ao de crianças;

Avaliação

1. Durante o processo inicial que é a escolha do livro, avalie o interesse que a criança expressa pelos livros, às formas que elas utilizam para escolher os seus livros favoritos, analisar se as escolhas são condicionadas apenas pelo número de paginas ou se o aluno já consegue perceber outros aspectos do livro como capa, ilustração, autores conhecidos, conteúdo da história, temas...

2. Avalie também a capacidade da criança de escrever sobre o livro que ela escolheu. Observe durante a escrita, se a criança redige o texto com coerência, registra os pontos principais da história, consegue interpretar o livro, observa questões ortográficas, aspectos da organização das idéias, da estruturação de parágrafos, se o texto atende ao objetivo proposto, se a criança demonstra habilidade de usar letra maiúscula e sinais de pontuação, além de disponibilidade de revisar o próprio texto.

3. Durante a construção das figurinhas, perceba se a criança simplesmente copia a capa do livro que escolheu ou se ela é capaz de reinterpretar a história através de um novo desenho, demonstrando coerência com a história.

4. Observe durante o processo de construção do Álbum se a criança faz críticas, quais serão as estratégias coletivas e individuais para completar todos os pontos requisitados para que juntas elas construam o Álbum de figurinhas (capa, título, índice, resumo, figurinhas) fique atento também para a forma com que a criança organiza e dispõe sua escrita no papel.

5. Professor, durante o processo de troca de figurinhas, analise a capacidade de recontar histórias e o comprometimento com a proposta de ler o livro do outro para receber as figurinhas.

Fonte: Portal do Professor.