sexta-feira, 27 de março de 2009

Contação de Histórias 1





















Técnicas de abordagem/Aspectos bacanas deste poema:



-Eu gosto deste tipo de poema.. que incita a imaginação.. a criatividade.. Embora eu tenha escolhido colocá-lo aqui, sob a catgoria da sonoridade.. ele tmbém poderia estar na que trata do cotidiano da criança.. ou ainda na que aborda o prenchimento do espaço com desenhos..

- Uma forma de trabalhar este poema seria levando para a sala de aula alguns dos objetos que o poema traz em forma de ilustração e tirá-los um a um de uma sacola.. Eu, como professora, pediria aos alunos que me dissessem uma utilidade possível para cada um dos objetos (uma outra opção seria levar próprias imagens ampliadas).

Então, eu perguntaria o que eles achavam que aqueles objetos todos poderiam ter em comum (finalidades, utilidades, enfim). No momento em que eles me dissessem algo relacionado à *PENTE* - *PENTEAR* - *ESCOVAR* eu lhes perguntaria: E como, quando, para que se criou este objeto? Esperaria algumas tentativas e então proporia uma outra forma de ver a mesma situação.. atraves de um poema de fulano de tal.. Distribuiria o poema(mimeografado ou xerocado/Ligaria o projetor de slides para projetar alguma transparência ou saquinho plástico/Ditaria o poema, fazendo-os escreverem e treinarem a ortografia dependendo da série../simplesmente contaria o poema a eles.. momento lúdico!

O que eu considero mais rico neste tipo de atividade com poemas é justamente a sua possibilidade de explorarmos a criatividade.. a participação.. o pensamento.. o raciocínio de idéias e a expressão das crianças.

Como follow-up eu talvez pedisse a eles que comentassem/me dissessem o que eles acharam das ilustrações.. ou então se poderiam fazer alguma ilustração relacionada ao poema (em sala ou em casa).