quarta-feira, 6 de maio de 2009

DISGRAFIA





Fonte: Psicopedagogia Brasil Simaia Sampaio


O que é:- A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível

Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia. A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Carcaterísticas:


*Lentidão na escrita.


* Letra ilegível.


*Escrita desorganizada.


*Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.


*Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.


* Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.


*Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).


* Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
* O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.


* Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular. O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.


Tipos: Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:


- Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever .


- Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.
Tratamento e orientações:
*O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
*Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
*Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
*Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
* Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
*Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.