quarta-feira, 6 de maio de 2009

DISLALIA



Fonte: She.com.br

Até quatro anos de idade é normal erros na linguagem da criança, mas depois desta idade se a criança continuar falando errado pais e professores devem ficar atentos porque a criança pode ter dislalia.

Dislalia é a omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons na palavra falada. A dislalia são falhas de articulação que podem ter origem funcional ou orgânica.

Na dislalia de origem funcional a criança não sabe mudar a posição da lingua e dos lábios e na dislalia de origem orgânica podem ser defeitos na arcada dentária, lábio leporino, freio da lingua curto e lingua de tamanho acima do normal.

Tipos de Dislalia:
Omissão - não pronuncia alguns sons - "Omei ao ola"(Tomei coca-cola).

Substituição - troca alguns sons pôr outros - "Telida mamãe"(Querida mamãe).

Acréscimo - Acrescenta mais um som - "Oceano Atelântico"(Oceano Atlântico).

Rotacismo - substitui o r pela letra L - "tleis"(Três).

Gamacismo - omite ou substitui os fonemas k e g pelas letras d e t - "tadeira" (cadeira), "dato"(gato).

Lambdacismo - pronuncia a letra L de maneira defeituosa - "palanta" (planta), "confilito" (conflito).

Sigmatismo - usa de forma errada ou tem dificuldade em pronunciar as letras s e z (às vezes não consegue nem soprar ou assobiar).
Na dislalia funcional é muito freqüente em caçulas, porque eles tendem a conservar as formas de articulação infantis muitas vezes pôr terem uma posição importante na família e não necessitarem de muito esforço para serem compreendidas.

A dislalia funcional pode acontecer com filhos de estrangeiros porque em casa usam uma lingua e na escola a lingua corrente do pais, o que obriga a criança ter ao mesmo tempo dois sistemas de articulação. A dislalia pode interferir no aprendizado da lingua escrita também e podendo também acarretar outros problemas na aprendizagem.

No tratamento da dislalia é importante um trabalho interdiciplicar de profissionais como: fonoaudiologo, psicopedagogo, dentista e psicólogo.